Ponto de Cultura: Mulheres Negras na História
Realização: Criola
Apoio: Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro
Veja aqui algumas ações realizadas pelo Ponto de Cultura Mulheres Negras na História
Participação em eventos
27 de outubro de 2010 – Dia da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra - Realização de grupos de conversas sobre saúde da mulher negra com foco nas contribuições culturais afro-religiosas no campo da saúde(uso de folhas, ervas e raízes) 20 de novembro de 2010 – participação do Ponto de Cultura no Cortejo Mulheres de Axé na Serra da Barriga – Alagoas
21 de fevereiro de 2011 - Lançamento do Ponto de Cultura Mulheres Negras na História, durante a realização do I Encontro Estadual Mulheres de Axé do Rio de Janeiro, no auditório do Arcos Rio Palace Hotel.
O evento contou com uma apresentação das propostas do projeto seguido de apresentações culturais, como o esquete teatral realizado por Mãe Beata de Iemanjá, mulher negra, ialorixá e escritora do livro de histórias Caroço de Dendê.
Mãe Beata apresentou um monólogo sobre a mulher negra brasileira, e logo depois foi a vez da cantora Tânia Machado, que nos brindou com vários sambas antigos.
Ciclo de encontros
Encontro: Mídia, Cultura e Racismo, representações sobre a mulher negra
Data: 18 de abril de 2011
Local: sede da ABPV - Centro
Adriana Batista - jornalista
Roseli Rocha – assistente social
Liv Sovik – Professora de Comunicação da ECO-UFRJ
Debate I: Pensamento das Mulheres Negras Data: 30 de junho de 2011
Local: UERJ, auditório 13 Debatedoras:Conceição Evaristo(escritora e poeta) e Kátia Santos(escritora)
Debate II: Diáspora e Movimentos sob a Perspectiva Cultural
Debatedores: Ana Flávia( jornalista) e Umberto Silva(videomaker)
Data: 07 de julho de 2011
Local: Uerj, auditório 13
Biblioteca Gésia de Oliveira
A Biblioteca Gésia de Oliveira encontra-se em fase de reestruturação, mas está aberta para o público em geral. Atualmente está organizada por seções de livros, revistas, dissertações, teses, cartazes, folders, entre outros materiais, facilitando o acesso das pessoas as publicações. Possui também um acervo de vídeo e fotos.
O acervo da Biblioteca já vem sendo acessado por estudantes de escolas públicas, pesquisadores, universitários e por várias organizações. Criola vem colocando parte desse acervo no site democratizando dessa forma o acesso as informações.
O acervo pode ser consultado, e para isso entre em contato com a Criola no 2518-6194.