Gésia de Oliveira, além de ter sido uma das fundadoras de Criola, foi cientista social, ekédi do Ilê de Omulu e Oxum e professora. Foi pioneira na mobilização de grupos afro-religiosos, organizando uma série de encontros e atividades que marcaram a trajetória de participação política desse segmento.
Criola resolveu prestar essa homenagem a Gésia pois ela teve participação importante na luta contra o racismo, contra à intolerância religiosa e pelos direitos humanos.
A Biblioteca possui um acervo importante de revistas, livros, dissertações, teses, cartazes, folders, vídeos, fotografias, etc. Esse acervo vem sendo acessado por estudantes de escolas públicas, pesquisadores, universidades e por várias organizações. O material é aberto ao público e pode ser acessado na sede de Criola marcando consulta pelo telefone (21) 2518-6194 ou pelo criola@criola.org.br
O apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro foi fundamental para a reorganização do acervo da Biblioteca e faz parte das ações do Ponto de Cultura Criola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário