domingo, 9 de outubro de 2011

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

“Mesa de negociação: Saúde da População Negra do Estado do Rio de Janeiro, com foco na Mortalidade Materna de Mulheres Negras e na Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos”.  
Realização: Criola
Pensando em abrir um canal de interlocução entre a população negra e o poder público, Criola pretende avançar nas discusssões sobre os impactos do racismo na saúde e a garantia de direitos a saúde para a população negra no dia 27 de Outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.
Para isso pretende partir de uma experiência e fato ocorrido em 2002, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, área de grande concentração de população negra, e que foi palco de um dos casos que mostrou a desatenção e a falta de cuidado em relação a saúde da população negra, assim como a violação dos direitos reprodutivos das mulheres: o caso de Alyne Silva Pimentel.

Alyne Pimentel de 28 anos morreu  em novembro de 2002, no sexto mês de gestação, cinco dias após dar entrada em hospital público com sinais de gravidez de alto risco e  não recebeu atendimento apropriado. Esse caso provocou grande repercussão e foi levado ao Comitê CEDAW  em 2007, que propôs uma série de recomendações para o Brasil.

A proposta é a realização de uma Mesa de Negociação com a presença de gestores de saúde e da promoção da igualdade racial, parlamentares, conselheiros de saúde, representantes do Ministério Público e sociedade civil para ampliar as discussões sobre as condições de saúde da população negra e os impactos do racismo na saúde desse segmento da população.
  Objetivos: Pactuar  3 ações estratégicas para a implementação das recomendações estabelecidas pelo Comitê CEDAW, para o enfrentamento da mortalidade materna de mulheres negras, a partir do caso Alyne da Silva Pimentel Teixeira

 Público:  Gestores de saúde e da promoção da igualdade racial, parlamentares, conselheiros de saúde, representantes do Ministério Público e lideranças do movimento negro e movimento de mulheres, da região metropolitana do Rio de Janeiro (I, II e capital).

 §  Número de participantes:
    100 participantes 

   Informações pelo telefone (21) 2518-6194
  
   Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário