segunda-feira, 9 de abril de 2012

ESPP CONVIDA WEBCONFERÊNCIA
Racismo Institucional como Determinante Social da Saúde.
Data: 11 de Abril de 2012.
Horário: 14h00 às 17h.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra - PNAISPN, instituída por meio da Portaria MS/GM nº992 de 13/05/2009, tem como objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo institucional e discriminação nas instituições e serviços do SUS. Considerando que estes aspectos contribuem para o adoecimento das pessoas, uma vez que são   determinantes sociais da saúde.
De acordo com a OMS “os determinantes sociais da Saúde – DSS, são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham”  e impactam   na qualidade de vida das pessoas.  Portanto, algumas situações como pobreza, baixa escolaridade e baixa qualificação profissional, insegurança alimentar,  segurança publica insuficiente,  falta de higiene, acesso a água tratada e coletiva de lixo, discriminação e outros fatores, que aumentam as iniquidades e  contribuem para o adoecimento e morte das   populações mais expostas a estes riscos.
Este evento vai possibilitar o debate sobre o tema na  perspectivas da educação, segurança publica e saúde. As discussões possibilitarão aos participantes a ampliação do entendimento do processo de adoecer para além da saúde, portanto, um momento que possibilitará uma aproximação de assuntos diversos da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e que dará subsídios para que os profissionais apoiem os municípios quanto à implantação e implementação da Política no Estado.
PROGRAMAÇÃO
14h-14h:20:  Racismo Institucional - Panorama geral - Heliana Hemeterio - Professora e Historiadora - Rede de Mulheres Negras
14h20-14h40: Racismo Institucional  na Educação    Solange Duarte - Professora da Rede Estadual de Educação – SEED
14h40-15h00: Racismo Institucional  na Segurança Pública   - Jaime Tadeu - Associação Cultural de Negritude e Ação - ACNAP
15h -15h20: Racismo Institucional na Saúde – Michely Riberio da Silva  - Psicologa - Rede de Mulheres Negras
15h20-17h: Perguntas e Respostas – Mediadora  Isa Hermann  - Enfermeira  - SESA
PARA ACESSAR A WEBCONFERÊNCIA NO DIA DO EVENTO O SITE: www.escoladesaude.pr.gov.br
CLIQUE NO BANNER A DIREITA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário