sábado, 3 de setembro de 2011

Biblioteca Gésia de Oliveira: um acervo importante sobre mulheres negras e cultura afro-brasielira

 Biblioteca Gésia de Oliveira

Gésia de Oliveira, além de ter sido uma das fundadoras de Criola, foi cientista social, ekédi do Ilê de Omulu e Oxum e professora. Foi pioneira na mobilização de grupos afro-religiosos, organizando uma série de encontros e atividades que marcaram a trajetória de participação política desse segmento.

Criola resolveu prestar essa homenagem a Gésia pois ela teve participação importante na luta  contra o racismo, contra à intolerância religiosa e pelos direitos humanos.


A Biblioteca possui um acervo importante de revistas, livros, dissertações, teses, cartazes, folders, vídeos, fotografias, etc. Esse acervo vem sendo acessado por estudantes de escolas públicas, pesquisadores, universidades e por várias organizações. O material é aberto ao público e pode ser acessado na sede de Criola marcando consulta pelo telefone (21) 2518-6194 ou pelo criola@criola.org.br 

O apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro foi fundamental para a reorganização do acervo da Biblioteca e faz parte das ações do Ponto de Cultura Criola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário