domingo, 4 de setembro de 2011

População negra realiza Encontro Nacional de Segurança Alimentar

Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais
Data: 04 a 06 de setembro de 2011
Local: SESC Guarapari, Rodovia do Sol, Muquiçaba – Guarapari – Espírito Santo











A realização do “1º Encontro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais” será um avanço na discussão da SAN, segundo um enfoque étnico-racial, uma vez que essas populações vivem com os maiores índices de insegurança alimentar grave ou moderada.

Pesquisas apresentam indicadores sociais demonstrando que a desigualdade racial aparece como um fator preponderante de geração de insegurança alimentar e que, portanto, contribui para definir o quadro de vulnerabilidade da população negra e dos povos e comunidades tradicionais.
O desenvolvimento de políticas públicas diferenciadas, pautadas pelo recorte étnico-racial e de gênero, aparece, assim, como instrumento fundamental para a promoção da equidade e do desenvolvimento social no Brasil.

A realização do encontro estimulará o trabalho conjunto entre o poder público, os conselhos estaduais e municipais de segurança alimentar e nutricional e as lideranças negras e das comunidades – a fim de identificar as necessidades e prioridades destas comunidades no que tange à segurança alimentar e nutricional no Brasil.

As resoluções elaboradas durante o evento servirão de subsídio para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, pois o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, órgão legalmente responsável pela convocação da 4ª CNSAN , definiu este evento como etapa preparatória do processo de conferência.

Fonte: ASCOM-Consea

Nenhum comentário:

Postar um comentário