segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Seminário sobre o Relatório Anual das Desigualdades Raciais

A Câmara sedia na quarta-feira (14 de setembro) seminário para discutir o Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil 2009-2010, elaborado pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento será promovido em conjunto pelas comissões de Legislação Participativa; e de Seguridade Social e Família. O debate foi proposto pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Luci Choinaki (PT-SC), a partir de sugestão encaminhada pelo Instituto de Estudos Socioeconomicos (Inesc). Segundo o Inesc, o relatório é uma contribuição do setor universitário para a discussão sobre políticas públicas de igualdade racial, especialmente nas áreas de seguridade social (previdência social, assistência social e saúde).

O texto baseou-se nos indicadores sociais de fontes oficiais, como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social.

A deputada Luci Choinaki afirma que o relatório aponta avanços relacionados à universalização do ensino fundamental e ao Programa Bolsa Família e trata de impasses que vêm impedindo a universalização da cobertura e do atendimento da Seguridade Social.

“O estudo evidencia que são justamente os pretos e os pardos os mais afetados negativamente pelas lacunas verificadas em termos da aplicação do princípio constitucional [de universalização da Seguridade Social]”, diz a deputada.

Foram convidados para o seminário a  Ministra Luiza Bairros da SEPPIR, a representante da ONU Mulheres para o Brasil e Cone Sul, Rebecca Reichmann Tavares; o integrante do colegiado de gestão do Inesc Átila Roque; o representante do Observatório Afro-Brasileiro Marcelo Paixão; a professora Sonia Fleury, da Fundação Getúlio Vargas; e a coordenadora da organização não governamental Criola, Jurema Werneck.


Fonte: SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário